Foram diversos os conceitos, ideias e modelos educacionais com que venho me deparado no curso de metodologias ativas e tecnologias digitais que estou fazendo. No entando, uma ideia que muito me chamou atenção foi a das
competências digitais para professores da UNESCO (2008). Ao todo, são 5 áreas: literacia de informação e dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdo digital, segurança, e resolução de problemas. Contudo, cada uma dessas áreas contém diversas competências a serem desenvolvidas por docentes que, ao final, totalizam 21. Elas vão desde criticidade na seleção de conteúdos educacionais, passando pela
netiqueta e chegando até a resolução de problemas técnicos. Isso me fez pensar no desafio a ser enfrentado por nós em tempos de
fake news e compartilhamento de conteúdos de ódio nas redes sociais, muitas vezes, por nossa própria classe. Chegamos ao baixíssimo extremo de difamar pessoas assassinadas por meio dessas indigestas notícias falsas por conta de divergências ideológicas. Em outras palavras, fica claro aí o quão crucial é que nos capacitemos cada vez mais para lidar com as tecnologias digitais, pois, muito mais do que ferramentas que podem nos auxiliar a preparar aulas mais divertidas ou dinâmicas, elas são hoje indispensáveis para que ajudemos nossos alunos e alunas a enxergar a importância de pesquisarem fontes e autores e só compartilharem o que é verdadeiro, principalmente, em um mundo em que as notícias podem se espalhar em questão de segundos. Além disso, o trabalho com as tecnologias digitais é necessário para que discutemos com nossos alunos a questão da identidade digital e, especialmente, o quão importante é que eles não se escondam atrás de uma
persona digital da qual possam se envergonhar ou se arrepender no futuro.
Os desafios são muitos, porém são incontáveis os benefícios a serem tirados do domínio de tais tecnologias. Para quem não tem medo de abandonar a zona de conforto, o infindo processo de aprendizagem e descobertas desse mundo digital pode ser extremamente prazeroso.
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