Uma das tarefas do curso de Metodologias Ativas consiste na elaboração de um projeto que utilizasse MAs. Dessa forma, preparei um projeto que pudesse vir a me ajudar no trabalho voluntário que realizarei na Índia, em agosto, auxiliando professores de escolas públicas com poucos recursos a refletirem sobre suas práticas. Segue abaixo o que já idealizei para o projeto, que certamente será modificado até agosto.
Como se pode ver, a intenção é apresentar e sugerir a esses professores variadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com o intuito de que eles possam, então, experimentar aplicação destas em suas aulas. Dentre as metodologias que serão apresentadas, estarão o PBL, a rotação por estações, a sala de aula invertida e, devido ao meu background (sou mestre em Drama in Education), a utilização de técnicas teatrais na educação. A ideia é, que ao final desse mês de trocas e aprendizados, os professores possam repensar sua aula inicial e modificá-la fazendo uso do conhecimento adquirido durante o workshop.
Contudo, qual seria a melhor forma de os professores avaliarem tudo o que aprenderam e experimentaram durante esse mês? Um quiz? Um teste? Uma redação? Nenhum desses ou até mesmo todos esses. Em outras palavras, ao meu ver a melhor forma de auto-avaliação para essa situação de aprendizagem seria a criação de um e-portfólio, que daria ao aluno a oportunidade de criar e compartilhar qualquer tipo de documento. A ferramenta utilizada poderia ser o Google Sites, Evernorte ou Wordpress. A ideia seria que cada aluno criasse seu e-portfólio e o abastecesse, no mínimo, 2 vezes por semana com ideias, textos, artigos, vídeos, sites, enfim, tudo que fosse relevante para o seu processo de aprendizagem. Ao final de todo o curso, quando já refeitos os planos de aula, os alunos seriam convidados a refletir sobre as perguntas a seguir:
Acredito que a criação de um e-portfólio seja uma excelente maneira de professores refletirem sobre sua prática, além de traçarem objetivos realistas baseados em dados coletados ao longo do ano letivo, isto é, as atividades que melhor funcionaram, a resposta dos alunos a determinadas metodologias, etc. Ademais, um portfólio digital é também um ótimo jeito de um professor armazenar, assim como compartilhar materiais que julgue interessantes para sua prática docente. Naturalmente, os mesmos benefícios destacados acima podem ser aplicados aos alunos, ou seja, portfólios digitais são ferramentas muito eficientes na avaliação do processo de aprendizagem de estudantes também.
Finalmente, seguem breves vídeos que destacam os benefícios da criação de e-portfólios.
Como se pode ver, a intenção é apresentar e sugerir a esses professores variadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com o intuito de que eles possam, então, experimentar aplicação destas em suas aulas. Dentre as metodologias que serão apresentadas, estarão o PBL, a rotação por estações, a sala de aula invertida e, devido ao meu background (sou mestre em Drama in Education), a utilização de técnicas teatrais na educação. A ideia é, que ao final desse mês de trocas e aprendizados, os professores possam repensar sua aula inicial e modificá-la fazendo uso do conhecimento adquirido durante o workshop.
- O que vou levar desse mês de trocas para a minha prática docente?
- Como as metodologias trabalhadas poderão me ajudar na preparação de minhas aulas?
- Como acredito que meus alunos reponderão ao uso dessas metodologias nas aulas?
- Como eu posso continuar a enriquecer minha prática docente de agora em diante?
Acredito que a criação de um e-portfólio seja uma excelente maneira de professores refletirem sobre sua prática, além de traçarem objetivos realistas baseados em dados coletados ao longo do ano letivo, isto é, as atividades que melhor funcionaram, a resposta dos alunos a determinadas metodologias, etc. Ademais, um portfólio digital é também um ótimo jeito de um professor armazenar, assim como compartilhar materiais que julgue interessantes para sua prática docente. Naturalmente, os mesmos benefícios destacados acima podem ser aplicados aos alunos, ou seja, portfólios digitais são ferramentas muito eficientes na avaliação do processo de aprendizagem de estudantes também.
Finalmente, seguem breves vídeos que destacam os benefícios da criação de e-portfólios.
Olá Raisa, gostei muito do que li. Sugiro que siga descrevendo por aqui todas as etapas do projeto, sua narrativa é ótima, e a experiência registrada poderá multiplicar ainda mais está ação. Não é mesmo? Abs, Dênia
ResponderExcluirBoa noite Raissa. Concordo com a Denia, sua narrativa é muito boa, desperta interesse na leitura, Parabéns.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo retorno e incentivo, meninas! :)
ResponderExcluir